CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DO CENTRO EDUCACIONAL ZEFERINO PEREIRA DA SILVA

MAIS UM COMPROMISSO DE CAMPANHA SE TORNANDO REALIDADE.

Na última terça-feira, 11/05/2021, iniciou-se a instalação dos ares-condicionados nas salas do Centro Educacional Zeferino Pereira da Silva. Ao todo serão climatizadas 10 salas, cada sala receberá dois aparelhos com potência de 12 mil btus cada. Um investimento de R$ 54.000,00 entre a compra dos aparelhos e os custos com a instalação.

Comprometido em cumprir com os compromissos de campanha, o prefeito Itamar Barrachini vem investindo recursos na infraestrutura da Instituição de Ensino que estava há muitos anos sem receber melhorias significativas. Já no primeiro ano de gestão Barrachini iniciou o Projeto de Climatização da Escola. Foi necessário trocar todo o telhado do pavilhão dois, substituir toda a rede de energia e a fiação dos três pavilhões, forrar as salas, dar a devida manutenção nas janelas e substituir os vidros quebrados possibilitando, por fim, dar início a instalação dos ares-condicionados.

O Centro Educacional Zeferino Pereira da Silva foi fundado em 10/06/1998 e ampliado em 2008. Por se tratar de uma construção antiga e com poucos investimentos públicos ao longo dos anos, foi necessário seguir um cronograma cuidadosamente planejado para poder arcar com os custos do Projeto de Climatização.

A climatização da Escola era um sonho dos alunos e familiares que há muito vinham reivindicando melhores condições estruturais para a realização dos estudos. Também era um pedido antigo dos profissionais da Educação Pública Municipal que vinham sofrendo com as altas temperaturas no ambiente de trabalho. Por isso, o então candidato a Prefeito, Itamar Barrachini, se comprometeu em atender tal demanda deixando claro sua postura de comprometimento com a qualidade da Educação Pública. “Sei da importância da Educação para as crianças do nosso município. É a escola que vai preparar essas crianças para atender as futuras gerações de Santa Maria, precisamos de bons profissionais para ocupar os cargos que hoje nós ocupamos. Além disso, quero o melhor para os meus filhos também e, eles estudam nessa escola junto com os filhos de todos os Santa-marienses.” Disse o Prefeito Barrachini.

A Secretária Municipal de Educação, Camila Brock Penz, disse se sentir orgulhosa por fazer parte de uma gestão que vem investindo na qualidade da Educação Pública pois é justamente essa Educação que possibilita a equidade social. Somente pela aquisição do conhecimento é que os seres humanos de diferentes classes sociais podem disputar as mesmas vagas de trabalho buscando o progresso e a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

A Diretora da escola, Silvana de Sousa Coelho Neves, se diz muito feliz em finalmente presenciar a concretização desse sonho. “Ver a escola tão bonita e poder receber as crianças nesse ambiente encantador, com pátio gramado, quadra poliesportiva, salas pintadas e climatizadas é a realização de um sonho antigo. Estamos ansiosos para receber os alunos e juntos usufruirmos dessa conquista tão significativa para todos que fazem parte da família Centro Educacional Zeferino Pereira da Silva.”

Sendo assim, todos os responsáveis pela gestão da Educação Municipal gostariam de reiterar a parceria e agradecer os esforços do prefeito Itamar Barrachini que a frente desse projeto, entrega para a comunidade mais uma promessa de campanha que a partir de agora passa a ser uma nova realidade para a sociedade santa-mariense.